Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Organização e Emprego do Precursor

Publicado: Terça, 27 Outubro 2020 19:17 | Última Atualização: Quinta, 24 Dezembro 2020 12:46 | Acessos: 8092
Equipe de Precursores
imagem sem descrição.

1. Introdução

Como OM orgânica da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Grande Unidade integrante das Forças de Emprego Estratégico do Exército, a Cia Prec Pqdt pode ser empregada nos níveis tático, operacional e estratégico, no escopo de suas capacidades operativas específicas, em operações militares singulares, conjuntas ou combinadas:

a) prioritariamente, em proveito da Bda Inf Pqdt; e

b) eventualmente, em proveito de tropas de outras naturezas demandantes, sob a forma de Organizações Operativas (FTC, Grandes Unidades, Grandes Comandos, Corpos de Exército, Forças Tarefas, etc.).

A Cia Prec Pqdt é apta a atuar dentro ou fora do Território Nacional, no entorno estratégico ou em outras regiões de interesse do Estado Brasileiro.

 

  

2. Capacitação (Certificações Operativas)

Após a conclusão do Curso de Precursor Paraquedista, o Of/ST/Sgt Prec Pqdt é submetido a um programa de capacitação que engloba um leque variado de certificações operativas, obtidas por meio de cursos e estágios em estabelecimentos de ensino das Forças Singulares, Forças Auxiliares e/ou no exterior.

Tudo com a finalidade de ampliar, aprofundar e refinar conhecimentos e expertises necessárias ao pleno desempenho da função de precursor no rol de suas capacidades doutrinárias, alinhado com a premissa de máxima racionalização do emprego dos recursos humanos da Força Terrestre.    

De maneira análoga, nas devidas proporções, o Cb/Sd Aux Prec Pqdt também complementa sua formação com certificações operativas pós CFC/CFSd Aux Prec.  

  3. Capacidades Críticas

As competências (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências) do precursor paraquedista geram 03 (três) capacidades críticas para a Cia Prec Pqdt:

   

4. Organização e Emprego

A estrutura organizacional da OM e de suas frações operacionais baseiam-se nas características de flexibilidade, adaptabilidade, modularidade, elasticidade e sustentabilidade (FAMES), que permitem alcançar prontidão operativa com capacidade de emprego do poder militar de forma gradual e proporcional à ameaça.

A Cia Prec Pqdt é integrada por elementos especializados em todos os níveis, oficiais, subtenentes e sargentos precursores paraquedistas e cabos e soldados auxiliares de precursor.

Atualmente, a Cia Prec Pqdt está organizada em:

  • Comando, exercido por oficial superior do QEMA;

  • Estado-Maior;

  • Pelotão de Comando e Apoio;

  • Três Destacamentos de Precursores (1º, 2º e 3º Dst Prec); e

  • Um Destacamento de Reconhecimento e Vigilância (Dst Rec Vig).

 

a) Destacamentos e Equipes de Precursores

O Destacamento de Precursores (Dst Prec) é a fração composta por pessoal especializado, treinado e equipado, organizados em uma seção de coordenação e controle e duas equipes de precursores. Por sua capacidade de Comando e Controle (C²) é o elemento operativo mais vocacionado para emprego nas diversas situações de comando.

Os Destacamentos de Precursores possuem as mesmas capacidades operativas gerais no que tange às possibilidades e limitações de emprego em operações.

Entretanto, em virtude de certas singularidades, os Dst Prec também possuem capacidades operativas específicas, vocacionadas para atender às seguintes demandas doutrinárias de táticas, técnicas e procedimentos (TTP):

a) 1º Dst Prec - infiltração por salto livre operacional (SLOp) a baixa e grande altitude (High Altitude Low Opening - HALO e High Altitude High Opening -HAHO);

b) 2º Dst Prec - operações aquáticas e mergulho autônomo (a ar e oxigênio); e

c) 3º Dst Prec - operações em ambiente de montanha.

A Equipe de Precursores (Eqp Prec) é o elemento básico de emprego dos precursores. É composta por pessoal especializado, treinado e equipado, sob uma organização modular e flexível adequada para o cumprimento da missão.

1º Dst Prec

Equipes "A" e "B", vocacionadas para infiltração por SLOp a baixa ou grande altitude (HALO/HAHO)

 

 

2º Dst Prec

Equipes "C" e "D", vocacionadas para operações aquáticas e mergulho autônomo (a ar e oxigênio)

3º Dst Prec

Equipes "E" e "F", vocacionadas para operações em ambiente de montanha

b) Destacamento de Reconhecimento e Vigilância

O Destacamento de Reconhecimento e Vigilância (Dst Rec Vig) é a fração composta por pessoal especializado, treinado e equipado, organizados em uma seção de coordenação e controle, uma Equipe de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Eqp SARP) e uma Equipe de Reconhecimento e Caçadores (Eqp Rec Cçd).

A Equipe SARP é o elemento básico da Cia Prec Pqdt mais vocacionado para as ações de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos (IRVA) e de reconhecimento especial em caráter limitado por meio do emprego de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (SARP).

A Equipe Rec Cçd é o elemento básico da Cia Prec Pqdt mais vocacionado para as ações de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos (IRVA) e de reconhecimento especial em caráter limitado por meio do emprego de caçadores de operações especiais.

Dst Rec Vig

Equipes "SARP" e "Rec Cçd", vocacionadas para operações com Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (SARP) e caçadores de operações especiais

registrado em:
Fim do conteúdo da página